Photosynth, sintetizador do Lavoura, será feito em impressora 3-D
O sintetizador Photosynth é um projeto desenvolvido pelos integrantes da banda Lavoura, será produzido em parceria com o Garagem Fab Lab, um laboratório de fabricação digital, que fica em São Paulo, e pertence à rede mundial Fab Lab, iniciada no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
O Photosynth é um sintetizador portátil, espécie de theremin de luz, construído por Caleb Mascarenhas, que é músico multi-intrumentista, programador e pesquisador em arte e tecnologia. Trata-se de um pequeno sintetizador com um oscilador conectado a um sensor de luz, e um LED controlado por um LFO (oscilador de baixa frequência) que controla a velocidade em que o led pisca. Ele pode ser tocado com o LED que quando aproximado do sensor de luz altera as notas e gera um efeito de tremolo.
O console do instrumento é assinada por Paulo Pires, arquiteto, ilustrador e baterista. Pires também assina o desenho da capa do novo álbum da banda, o “Photosynthesis”.
O projeto é um hardware livre, as instruções de montagem , lista de materiais, design do console para impressora 3D e esquemáticos do cirucuito elétrico serão publicados no site do Lavoura.
A renda da pré-venda do sintetizador é destinada para o Crowd Funding, que acontece no site da banda, confira:
http://lavoura.art.br/lancamento-photosynthesis/photosynthesis-crowdfunding/
Outras infos sobre o Garagem Fab Lab no site: http://www.garagemfablab.com/
Veja algumas fotos do processo de impressão do Photosynth:
Belo projeto!